Terça-feira, 18 de Outubro de 2005

Para mudar de políticos é necessário mudar de povo!

É que somos um povo que ainda acredita que o próximo governo será melhor que o actual apesar de, sistematicamente o último governo se revelar pior do que o anterior. Olhe-se o passado recente. Durante as campanhas, todos prometem melhor futuro. Empossados, instalados, fartos nas mordomias e carros novos, todos vêm dizer que afinal isto está pior do que pensavam, ( - primeiro sinal de incompetência - enquanto candidatos não sabem, pensam) e, acto contínuo, agravam as condições dos que têm de trabalhar para sobreviver.
Na verdade, para se ser político, seria necessário ter experiência de vida, independência económica, qualificações comprovadas de gestão, honradez seriedade e verdadeiro intuito de servir o seu semelhante. Infelizmente a política tornou-se uma saída profissional, um emprego bem retribuído, cheio de oportunidades para fazer dinheiro e, por isso, hoje povoada de oportunistas, carreiristas, vigaristas e gente que desde os bancos da escola não tem outro objectivo senão o de chegar ao aconchego do dinheiro fácil e certo garantido pelo estado, ou seja por todos nós. Vejam-se as nomeações que cada governo faz para a gestão das instituições públicas.
Eu não sou político, porque não preencho os requisitos para tal. Trabalho, vivo de um único salário, sou sério e honrado, não colo cartazes dos partidos etc. No entanto, a quem interessar, também não percebo nada de energias, águas ou administração pública mas, também dou umas palhetadas de viola e gaguejo um bocado se for preciso. Será suficiente para um carguito qualquer na administração de uma qualquer empresa pública?
Chegar ao poder significa, bons empregos, imensas regalias, acumulação de salários, destes com pensões de reforma, tráfico de influências e negociatas várias. Quem hoje exerce o poder neste país não tem escrúpulos nem vergonha. Mesmo quando o escândalo já é tão grande que os próprios partidos lhes negam o apoio, é vê-los a candidatarem-se como independentes, dizendo sem qualquer pudor que enquanto não forem considerados culpados são inocentes. O tacho é farto, portanto, é fartar vilanagem. Ainda há pouco tempo um homem honrado tinha vergonha de assinar uma letra, hoje é o que se vê. E tudo a bem na nação.
Os que hoje estão no governo não são melhores nem piores que os anteriores. Como todos, mentem, alteram as regras do jogo (a seu favor) a meio do mesmo, e revelam a incompetência óbvia de quem nada sabe porque nada fizeram na vida que lhes permitisse acumular sabedoria.
Mas, estes são os políticos que este povo merece. Este povo que vai a correr aos comícios aplaudir meia dúzia de baboseiras, que ingenuamente acredita que um novo governo significa a resolução de qualquer problema e a quem, valha-nos Ele, dá maioria absoluta.
Chegámos a uma situação tal que as pessoas que poderiam exercer o poder com sabedoria, honradez e competência fogem da coisa pública com o diabo da cruz. E eu compreendo-os, porque lutar contra a maledicência dos políticos actuais – os tais que em vez de governarem, se governam – a imprensa que tudo devassa e tem a capacidade de destituir um homem competente ou eleger o maior crápula, e uma classe de investidores que apenas investem se estado lhes pagar para tal, desincentivam o mais corajoso.
É o que temos. Esperar que as coisas mudem tem de ser confortavelmente sentados porque a espera vai ser longa. Esta é a classe política que este povo produz, logo, melhores políticos só poderão emergir de um melhor povo.

publicado por AC às 19:13

link do post | comentar
|

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. Enfim os combustíveis

. O Homem do Leme

. É desta!

. Há sempre uma forma de ch...

. Deve ser da Latitude....

. Sacudindo a água do capot...

. Ingenuidade dos cidadãos

. CSI

. Surpresa ????

. Segurança no trabalho...e...

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

.links

.ico

.Referer.org


referer referrer referers referrers http_referer
blogs SAPO